terça-feira, 13 de setembro de 2011

O produtor musical, quais suas funções .- Por Tiago Ferreti -

1. Qual o papel de um Produtor Musical?
O papel de um produtor é conversar com o artista/gravadora sobre o estilo musical pretendido no trabalho, reunir os músicos para a gravação, escolher o melhor estúdio, o arranjador, etc... Alguns produtores reúnem muitas qualidades juntas, criam arranjos, participam da gravação, tocando instrumentos ou até mesmo cantando no coro, mas também existem outros que apenas fazem a direção da uma gravação porque conhecem todos os detalhes de como a coisa funciona (Know-how), e ficam apenas la dentro da técnica (local onde fica a mesa de som, computadores, equipamentos, operadores, etc.) dando as coordenadas para um bom andamento do trabalho e assim alcançar o objetivo.
E mais, ele exerce o papel de “diretor da gravação” cabendo a ele zelar pela concepção e qualidade musical do trabalho, manter uma visão global, mas com capacidade para perceber os detalhes, como também controlar os entusiasmos que possam levar a devaneios improdutivos. Esse cara está sempre atento aos aspectos da performance musical tais como: Afinação, precisão da execução, feeling da interpretação, etc.
2. Qual a importância de um Produtor Musical?
Muitas pessoas desconhecem a importância e a função de um Produtor Musical. O Produtor Musical tem como função principal fornecer todas as condições para que o artista (seja ele uma banda, um cantor ou um instrumentista) desenvolva sua arte da maneira mais verdadeira, eficiente, honesta e criativa possível. Além disso, ele auxilia no direcionamento estético e musical da carreira do artista, inclusive minimizando custos de produção através de planejamento/controle.
3. Qual a função do Produtor Musical?
A função do produtor musical é trazer o auxílio à banda/cantor. As vezes fazemos um projeto musical pensando que tudo está bom, mas, ainda fica faltando algo. O toque especial na música que é muitas vezes o som do instrumento certo na hora certa, o rítmo que não casa com a música, é a mixagem mal apurada, é o músico inadequado, a letra que não bate com música, até mesmo a própria música escolhida erroneamente, são coisas assim que o verdadeiro Produtor Musical com liberdade estará analizando na pré-produção de seu  CD, para que na ansiedade e envovimento emocional, não se venha a cometer erros , pois uma vez o erro cometido, você poderá perder a chance de ser agradável ao seu público e “queimar seu filme”, queimar uma grande chance. Portanto, é sempre importante um bom Produtor Musical e que se dedique ao máximo na pré-produção
. O Produtor Musical na História.
Na indústria musical, Produtor Musical ou Produtor Discográfico são termos que designam uma pessoa responsável por completar uma gravação master para que esteja pronta para o lançamento. Eles controlam as sessões de gravação, treinam e guiam os músicos e cantores e fazem a supervisão do processo de mixagem.
Na primeira metade do século XX, o papel do Produtor Musical lembrava aquele do Produtor Cinematográfico, em que o produtor musical supervisionava as sessões de gravação, pagava os técnicos, músicos e os responsáveis pelo arranjo das músicas, e algumas vezes até escolhia material para o artista. Pela década de 1960, os Produtores Musicais pegaram um papel mais direto no processo musical, incluindo criar arranjos, cuidar da engenharia da gravação e até mesmo escrever o material. Através de tudo isso, os produtores têm tido uma forte influência, não apenas em carreiras individuais, mas no curso da música popular.
5.Produtor Musical…Produtor de Eventos…Produtor Executivo…Produtor Fonográfico…Entendendo as diferenças.
Há uma certa confusão quanto ao uso do termo PRODUTOR. Há diversas atividades na área de produção, e no dia-a-dia chamamos tudo apenas de produtor quando na realidade há várias vertentes: Produtor Musical, Produtor Executivo, Produtor Fonográfico, Produtor de Eventos, Produtor Cultural, Produtor de Abacaxi e por aí vai...
• O QUE É O PRODUTOR MUSICAL?
Para facilitar o entendimento, fazendo então um paralelo com uma peça teatral, o PRODUTOR MUSICAL é como se fosse o diretor do espetáculo. É fácil visualizar o que faz um diretor de teatro?
Na música, é o PRODUTOR MUSICAL - nos moldes do diretor da peça teatral - que direciona o andar dos trabalhos no estúdio. Ele quem cuida do processo que precisa captar a essência e os conceitos do trabalho da banda, cuida para que cada músico faça a sua parte da melhor maneira possível, diz se o take está bom ou não, opina em timbres, etc.
PRODUTOR DE EVENTOS

É a “criatura” que está promovendo eventos e mesmo que esses eventos sejam de música ele não é PRODUTOR MUSICAL, certo?
PRODUTOR EXECUTIVO

Que executa! Então, é a pessoa que “bota a mão na massa”, resolvendo ou equacionando as problemáticas ou necessidades para que o evento ou projeto aconteça, show, filme, peça de teatro, etc.
PRODUTOR FONOGRÁFICO

É a pessoa ou empresa responsável pelos trâmites que leva um CD até o mercado, seja por um selo ou uma gravadora.
O que rola hoje em dia é que as pessoas que chamamos de o "produtor da banda", embora sejam chamado apenas "produtores", muitos trabalham com suas respectivas bandas também como produção executiva e produção de eventos.

Galera aproveitem demais essa materia! atenção bandas que estão procurando um rumo em sua carreira procurem agora um produtor musical para auxiliar a traçar seu caminho!!! 

Minhas produções no link abaixo
www.palcomp3.com.br/tiaguito

Um comentário:

  1. Uma dúvida, quando um estúdio faz todas as etapas da gravação e prensagem do cd, mas não acompanhará o artista ou banda, não o levará em rádios ou eventos, não o auxiliará mais em sua carreira e sim apenas a gravação. Ele é o produtor musical ou fonográfico?

    ResponderExcluir